A Juventude Pós-Moderna

Você conhece esta revista? Perguntou-me um amigo ligado ao movimento estudantil. Respondi não! Que revista é esta? É a FACOOL a revista mais lida pela moçada. FA o quê ????. Ele riu e me mostrou uma mini revista dizendo: é essa aí, dê uma olhada e depois me conta.

A revistinha é interessante, cheia de fotos das diferentes tribos universitárias, fotos de festas, encontros, desfiles, relatos e experiências e até uma bela entrevista com uma famosa colunista de um jornal de grande circulação em Santa Catarina. Ah, tem ainda sessão de piadas, propagandas de diferentes Instituições de Ensino Superior e também fotos de uma modelo quase nua. Espera aí, isso pode? Pode sim, pois na capa desta revistinha havia um aviso dizendo: Leitura recomendada para maiores de 16 anos. É a garota FACOOL!!!

Uma moça bem afeiçoada que, além das fotos, concedeu uma entrevista onde ela respondeu a uma série de perguntas. Quanto às respostas elas são de impressionar. Mostram realmente o perfil de uma etnia completamente materialista e muito distante dos padrões que conheci. Uma etnia nova que está surgindo com linguagem e cultura própria: a Etnia Digital.

Não podemos ignorar nesta era pós-moderna, pós-tecnológica e talvez pós-humana, o crescimento dessa tribo que tem entre seus ilustres membros muitos dos nossos filhos. Por isso temos tentado nos adaptar aos novos tempos na esperança de poder pelo menos nos comunicar com esse tipo de etnia pós-moderna.

Se em nossas casas somos obrigados à adaptação na velocidade da tecnologia da informação, o que dizer das escolas e universidades que ainda seguem o modelo de ensino napoleônico introduzido pelos jesuítas 500 anos atrás em nosso país. Uma coisa é certa: não poderemos continuar fazendo a universidade na nossa era como faziam os nossos antepassados. Pois este modelo nos prova a cada dia que precisa ser mudado urgentemente. Para pelo menos não perder o “trem bala”. Mesmo assim nos resta uma boa reflexão: como deverá ser a Universidade na era pós-tecnológica?.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s