Por um Debate Civilizado

Com o debate político em alta, e as paixões à flor da pele, percebe-se que as redes sociais estão cheias de discursos inflamados pela sociedade por um lado, e pelos partidários do governo pelo outro. Pessoalmente, ando muito preocupado com a radicalização dos discursos, que emulam a narrativa das torcidas de futebol. Este fenômeno que me assusta sobremaneira, vem criando um abismo estranho a nossa cultura, e ameaçando assim, as bases fundamentais da sociedade  e corroer os fundamentos do estado de direito. 

Não consigo entender e nem aceitar, o tom do discurso que subtrai do outro sua civilidade e o direito de ter suas convicções, sejam elas políticas, culturais ou religiosas. É preciso invocar a ética no debate, principalmente quando discordamos, para preservar a democracia e manter as características mestras da nossa cultura: a convivência e o respeito a diversidade.

Ameaças, troca de falsas acusações, e o uso de adjetivos inapropriados, criam ressentimentos de sequelas irreversíveis. Vejamos o que acontece na Venezuela, Bolívia, Equador e até nos Estados Unidos, onde as sociedades estão divididas entre Socialistas e Liberais no caso latino, e entre Conservadores e Liberais, no caso dos Estados Unidos.

É necessário lembrar que, passadas as eleições, a sociedade precisaria se unir  pelo bem do Brasil. O que mais me surpreende, é a adesão de alguns intelectuais, ao círculo vicioso de difamação e desinformação. É preciso elevar o nível do debate para os patamares mais altos, que o Brasil merece e precisa, pois caso contrário, a história não nos perdoará, por termos promovido o caos, estimulado a discórdia e aniquilando a paz social, que sempre foi uma das características sobressalientes da sociedade Brasileira.
Entendo a ansiedade e a impaciência de todos, entretanto é preciso lembrar que toda vez que subir o tom, perde-se a razão e ao perder a razão, perde-se a noção do que é certo, e errado.. Somos todos irmãos, filhos desta linda pátria mãe gentil, que merece nosso amor, devoção e lealdade. Vamos dialogar com o carinho de irmãos, respeitar o processo democrático, e trabalharmos juntos como família unida, pelo Brasil que todos sonhamos, um pais livre, democrático, próspero e justo.

Advertisements

4 thoughts on “Por um Debate Civilizado

  1. A grande questão Youssef, me parece, é que o processo eleitoral acabou com a eleição de Dilma, mas de fato, o Brasil está acéfalo. Dilma, efetivamente não tomou posse. Nunca teve competência para ocupar o cargo e o estelionato eleitoral que a população agora se dá conta, também a deixa sem credibilidade. Pessoalmente, não me sinto confortável para auxiliar na construção de um Brasil tendo como presidente a Sra Dilma.

    1. IIngo, o problema é generalizado, pois a oposição não apresentou uma alternativa até agora. Continuo otimista e como sempre sou contra grandes rupturas, pois a democracia vai levar tempo para amadurecer.

  2. Caro Youssef , realmente aqui no Brasil estamos vivendo um momento crucial de nossa ainda recente democratização . Estamos evoluindo. Nunca fomos tão politizados e questionadores antes, isso é fato. Sei que esta evolução não se aplica a todas as estratificações da sociedade e vivemos em uma cultura por vezes egoísta com o benefício próprio , mas sou e estou otimista. Acredito sinceramente em dias melhores quando virarmos esta página. Mesmo indignados com o momento político e econômico do país e inconformados com a corrupção à tona , o que nos cabe no momento é fiscalizarmos e mostrarmos evolução quanto à impassividade , sem perder a compostura . Estamos cobrando o fortalecimento das instituições , bem como a independência das mesmas. As reformas devem sair e as punições deverão ser exemplares . Sempre que penso na destituição do governo atual , concluo não ser justo conosco . Sim , é verdade ! A senhora Dilma e sua turma devem sentir na carne as consequencias de sua incompetência . Devemos ser sábios e exigirmos tudo o que é possivel diante da fragilidade deste governo e prepararmos democraticamente uma próxima gestão com bases em tudo o que foi exposto e dialogado neste período tão difícil que estamos passando.

    1. Oi Haitam, todos estes pleitos são justos, mas a elegância no debate para mim é um sinal de maturidade e pode poupar o país de consequ6encias indesejáveis. Adorei seu otimismo com o qual concordo plenamente..É uma questão de tempo…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s