Por uma Agenda Positiva na Política

Com o segundo turno das eleições presidenciais, fica muito evidente que as paixões estão à flor da pele, as redes sociais estão cheias de discursos inflamados pelas torcidas dos dois candidatos. Pessoalmente, ando muito preocupado com a radicalização dos discursos, que emulam a narrativa das torcidas de futebol. Este fenômeno, que me assusta sobremaneira, vem criando um abismo estranho à nossa cultura, ameaçando assim, as bases fundamentais da sociedade e pode corroer os fundamentos do estado de direito.

Não consigo entender e nem aceitar, o tom do discurso que subtrai do outro sua civilidade e o direito de ter suas convicções, sejam elas políticas, culturais ou religiosas. É preciso invocar a ética no debate, principalmente quando discordamos, para preservar a democracia e manter as características mestras da nossa cultura: a convivência e o respeito a diversidade.

Ameaças, troca de falsas acusações, e o uso de adjetivos inapropriados, criam ressentimentos de sequelas irreversíveis. Vejamos o que acontece na Venezuela, Bolívia, Equador e até nos Estados Unidos, onde as sociedades estão divididas entre Socialistas e Liberais no caso latino, e entre Conservadores e Liberais, no caso dos Estados Unidos.

É necessário lembrar que no dia seguinte às eleições, ou seja, 27 de outubro, a sociedade precisa se unir em torno da nova liderança pelo bem do Brasil. O que mais me surpreende, é a adesão de alguns intelectuais, ao círculo vicioso de difamação e desinformação. É preciso elevar o nível do debate para os patamares mais altos, que o Brasil merece e precisa, pois caso contrário, a história não nos perdoará, por termos promovido o caos, estimulado a discórdia e aniquilando a paz social, que sempre foi uma das características sobressalientes da sociedade Brasileira.

Entendo a ansiedade e a impaciência de todos, entretanto é preciso lembrar que toda vez que subir o tom, perde-se a razão e ao perder a razão, perde-se a noção do que é certo, e errado.. Somos todos irmãos, filhos desta linda pátria mãe gentil, que merece nosso amor, devoção e lealdade. Vamos ouvir com carinho a voz do povo nas urnas, respeitar sua decisão soberana, e trabalharmos juntos como família unida, pelo Brasil que todos sonhamos, um pais livre, democrático, próspero e justo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s