A Tribo Meta-Tecnológica

Amigo Leitor: você conhece o Rafinha? Não? Então assista primeiro este vídeo: (http://br.youtube.com/watch?v=JMRF_ZXms9E).

O que achou? Interessante não.

Estamos vivendo na era da convergência, onde a tecnologia nos remete a cenários desconhecidos até então por muitos de nós nascidos no século passado. Aliás foi justamente neste século que a revolução da informação começou, e hoje estamos sentindo seus efeitos benéficos em nosso dia a dia.

Um dos efeitos da era da informação é justamente a convergência digital, que colocou milhares de pessoas na rede, ou, melhor dizendo, no ciberespaço: um universo virtual, onde “ciberpessoas”  usam “ciberlíngua” para ter uma vida virtual tão ou mais ativa do que na real.  Afinal de contas quais são os parâmetros utilizados para definir uma etnia? Vejamos:

O dicionário Aurélio define etnia como: “população ou grupo social que apresenta relativa homogeneidade cultural e lingüística, compartilhando história e origem comum.” Ou ainda: “ grupo com relativa homogeneidade cultural, considerado como unidade dentro de um contexto de relações entre grupos similares ou do mesmo tipo, e cuja identidade é definida por contraste em relação a estes.” Já o Wikipédia define assim: “É no sentido mais amplo, uma comunidade humana definida por afinidades lingüísticas e culturais e semelhanças genéticas. Estas comunidades reivindicam para si uma estrutura social, política e um território.”

A partir destas definições pergunto meu caro leitor: se já temos um grupo de pessoas que compartilham o mesmo espaço (a rede ou ciberespaço)  tendo uma língua comum (ciberlíngua) que pode ser a fusão de uma série de outras, e, se esse grupo compartilha da mesma cultura ( cibercultura) entre ouras “cossitas”, o que está faltando para a definição da “Ciberetinia”? eu diria que nada, pois, já estamos diante de uma “cibertribo”, a mesma do Rafinha e  de muitos outros. Estamos diante da Tribo Meta-Tecnológica.

 

O que você achou? Viagem? Faça seu comentário.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s